Segurança Real

Lucas15.11-32


“E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós... Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. ” Lucas 21.16,18

 

Na Palavra

Em muitos lugares do mundo, cristãos são mortos por nada mais que a simples razão de serem cristãos. Isso não é surpresa; Jesus disse que seria assim. Cristãos do nosso país normalmente não têm tanta certeza se isso tem a ver com eles, porque não é comum serem ameaçados de morte por sua fé. Mas isso acontece. De acordo com estatísticas recentes, cristãos são o grupo religioso mais perseguido no mundo.
Mesmo assim, há algo de confortante nas palavras de Jesus. “Nem um fio de cabelo em sua cabeça irá cair”. Ele lhes disse que alguns iriam morrer, mas ainda assim, nenhum fio de cabelo de suas cabeças cairia. Como isso pode acontecer?

Jesus não define morte como uma ameaça genuína. Por mais assustadora que a morte seja para a maioria de nós, e por mais trágica que nos pareça a morte, nós todos vamos morrer. Morte é uma experiência universal, quer seja porque somos perseguidos por causa da nossa fé, ou seja porque nosso corpo pára de funcionar por alguma outra razão. Ainda assim, Jesus nos assegura que se permanecermos nele (v.19), nem um fio de cabelo se perderá. Nenhum mal real nos atingirá porque morte em Cristo não é um mal em si. “não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer” (Lucas 12.4)

 

Na Prática

Quem lhe dá segurança? Você tem procurado segurança para seu bem-estar físico? Isto, na verdade, seria insegurança segundo Jesus. A real segurança é encontrada ao permanecermos firmes junto a ele. Ele é nosso protetor e defensor. Mesmo quando andamos pelo vale da sombra da morte, não precisamos temer mal algum; o Bom Pastor está conosco. Nossa segurança só é possível quando cremos nele (Lucas 12.8-9).
Deixe que Deus redefina seu entendimento do que é segurança, para que esta definição seja consistente com aquilo que Jesus falou. Saiba que mesmo quando você morrer, nem um fio de cabelo de sua cabeça de perderá.

“Se o Pai tem preparado o reino para nós, ele irá nos guardará no caminho pra lá.”

Andrew Bonar