Deus Provê

Mateus 14,15-21
“Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer.” Mateus 14.16

 

Na Palavra

Os discípulos não haviam sequer considerado que Jesus poderia ser capaz de suprir as necessidades de tantas pessoas. Mais de 5000 pessoas estavam juntas para ouvir a ele e receber cura. Conforme a tarde foi se aproximando e as pessoas começaram a sentir fome, os discípulos apressaram o Provedor encarnado para mandar as pessoas embora para que pudessem comprar comida. O mesmo Deus que enviou maná do céus para milhões de pessoas no deserto estava agora sendo encorajado a despedir aquelas pessoas para encontrar sua própria provisão. E ele poderia ter feito isto; havia vilarejos por perto (v.15). Mas ele não o fez. Eles precisavam saber que ele era o Provedor, o Deus dos lugares desertos.
Nós temos a tendência de ver nossas necessidades como muito grandes para pedir até mesmo à Deus que cuide delas ou muito pequenas para incomodá-lo. Nós somos esquecidos. Como os discípulos, nós precisamos ser lembrados do Deus da história. Ele é o Provedor que veste os lírios e que sustem uma geração inteira com água e comida numa região árida. Muito pequeno para incomodar Deus? Ele é o Deus dos cinco pães e dois peixes. Muito grande? Ele é o criador e sustentador de tudo – e será que pode haver qualquer coisa muito difícil para ele?

 

Na Prática

Qual é sua necessidade? Qualquer que seja, é totalmente do interesse de Deus. Ele pode instruí-lo nisto (“dai-lhes, vós mesmos, de comer”), e a obediência depende de você; mas a provisão é Dele. Quando dada a oportunidade de valorizar sua auto-suficiência ou dependência de Deus, Jesus escolhe a segunda. Não deixe nem mesmo o inimigo nem mesmo sua própria visão limitada falar que você não pode depender dele. Ao contrário das vozes em nossas cabeças, nenhuma necessidade é muito pequena ou muito grande. Ele é o Deus da compaixão (v.14) e o Deus da abundância (v.20), e o melhor de tudo: ele é nosso pai.


“A vinda de Jesus ao mundo é o evento mais estupendo da história humana.”
Malcolm Muggeridg