Aguardando Ansiosamente

Lucas 21.25-33
“Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” Lucas 21.28

 

Na Palavra

Talvez nós tenhamos guardado esta instrução para um tempo futuro o qual não conhecemos. Ele está algum lugar lá fora, uma revelação para uma geração que um dia irá ver os céus e terra tremerem e despedaçar. Nós não vemos os sinais do apocalipse, porque não olhamos para cima ou levantamos nossas cabeças para perceber a proximidade da nossa redenção.

Por que não? Não é a postura apropriada para qualquer cristão de qualquer época? Talvez nossa redenção não esteja nisto, quer dizer, na segunda vinda de Cristo. Mas qual de nós sabe quando nos encontraremos com ele face a face? Independentemente de nossa proximidade ao evento em que encontraremos Jesus nos ares, nossa proximidade ao nosso último dia neste corpo é sempre iminente. Nós não sabemos quando iremos morrer, portanto, devemos estar preparados.
Não, este não é um mórbido exercício para o cristão que tem consciência de sua posição em Cristo. Nós que fomos lavados e limpos pelo sangue de Jesus podemos levantar convictos, com as cabeças erguidas aguardando ansiosamente ver sua glória. Nós não temos nada a temer, nada mesmo. É verdade para qualquer um de nós, não importa quem você seja: Nossa redenção está próxima.

 

Na Prática

Poucos cristãos mantêm esta postura, e poucos sequer a querem. Por alguma razão nós, grande parte das vezes, não demonstramos tanto interesse em encontrar Jesus. Temos deixado a culpa nos abater? Pense na purificação do sangue de Jesus. Será que temos medo que a morte nos roube da alegria da eternidade? Seu perfeito amor nos lança fora todo o medo (1 João 4.18). Temos deixado a santidade de Deus nos manter distante dele? Nós temos permissão para nos aproximar dele (Hebreus 4.16). Independentemente daquilo que nos confronta (tribulação, culpa, aflição ou mesmo morte) a uma realidade ainda maior também nos confronta: a gloria de nosso misericordioso salvador. A redenção final não é de maneira alguma algo de que devemos nos esconder. Deixe ela se aproximar.

“Outros homens vêem apenas um fim sem esperança, mas o cristão se alegra numa esperança sem fim.”
Gilbert Brenken