Esteja Pronto

Lucas 12.35-40

“Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.” Lucas 12.35

 

Na Palavra

Nós somos ensinados que somos produto do nosso passado. Nossa composição biológica e muito da nossa personalidade resulta do material genético de nossos ancestrais. Nossas decisões, nossas preferências e gosto são resultado de nossa infância e nosso ambiente social. Tudo que somos, de acordo com os psicólogos e cientistas genéticos, vêm de uma condição pré-determinada.
Não, diz Jesus. Nosso comportamento hoje deve ser baseado no nosso futuro. Nossa nova natureza veio dele, nós somos seres conformados à Sua imagem, e nossos deveres hoje são determinados pelo fato de que ele voltará. Nós somos produtos de um reino vindouro, não de um condicionamento passado.

Jesus diz a seus discípulos para ficarem preparados todo tempo, como servos preparados para o retorno de seu mestre. Nós devemos permanecer vestidos como servos, vestidos com as vestes que ele nos deu. Mesmo nas horas escuras, quando vemos com pouca clareza e desanimados aos poucos, devemos manter nossas lâmpadas queimando. Não devemos deixar que o desânimo cresça se Ele demora. Nós devemos servi-lo nos cuidados de Sua casa enquanto Ele está longe, mantendo nossos olhos abertos para ver quando ele retornar.

 

Na Prática

Estamos prontos para a volta dEle? Se estivermos vivendo de acordo com nosso passado, que é baseado numa herança corrompida, nós não estaremos. Mas se estivermos vivendo de acordo com nosso futuro como co-herdeiros com Cristo e filhos do Deus vivo, então saberemos que estamos preparados.
Deixe seu futuro guiar seu presente. Lembre de quem você é em Cristo. Lembre-se do que Ele prometeu que você seria por toda eternidade. Baseie suas ações hoje no fato de que você foi conformado à imagem dEle e quando você vê-lo, verá que é igual a Ele (1 João 3.2). Não deixe que seu passado defina quem você é. Saiba que Ele voltará e seu futuro será completo. E, esteja preparado.

“nós temos toda a eternidade para comemorar as vitórias, mas apenas um curto tempo antes do sol se pôr no qual podemos vencer.”
Robert Moffatt