Esteja Preparado

Mateus 25:1-13

"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. " Mateus 25.13

 

Na Palavra


A parábola das virgens é uma das três que Jesus nos conta em Mateus 25 , sobre a sua segunda vinda. Aquele glorioso evento não pode ser descrito em palavras, tão pouco nossas reações neste dia. O melhor que ele pode nos dar são ilustrações. Esta é sobre as 10 noivas ,que esperaram muito tempo para seu noivo chegar. Cinco ja estavam preparadas para esperar por um longo tempo, cinco não estavam. As que estavam preparadas são chamadas sábias; as que não são chamadas tolas.

Não há nenhuma dica na história de Jesus sobre o que o noivo vai falar para aqueles que não estavam preparados: “eu sei que foi uma longa espera, eu sei que você tentou de verdade. Seu amor por mim é tudo o que eu poderia te pedir; você apenas não calculou bem o tempo. Entre para o banquete”. Não, Jesus é pouco gracioso (para nossa surpresa) para com as que desejavam ser noivas, mas não estavam 100% preparadas.
A verdade por trás dessa parábola é bem séria: verdadeiro amor não vem despreparado. Não mede o tempo , caso o plano “A” não dê certo e venha precisar ter o plano “B” ; não desiste e vai pra casa; não vem com um conjunto de expectativas. Arrisca tudo pelo seu amado, e espera ate que ele venha, mesmo que ele venha à meia noite. Diz- “esta não é minha melhor opção, é a minha ÚNICA opção.” Vedadeiro amor espera.

 

Na Prática

Muitos cristãos não estão totalmente preparados para o retorno do noivo. As palavras de Jesus para eles são assustadoras. “Eu não vos conheço.” Verso 12. Aqueles que realmente o amam não sabem nem mais, nem menos do que os que não o amam: nem o dia ou a hora. O que eles sabem é que nem o dia nem a hora importa para eles. Tudo o que importa , é que ele esta vindo. Não importa quanto tempo demore, eles estarão esperando. Mesmo que seja mais tarde esta hora, mesmo assim eles vão estar preparados. Este momento abençoado significa tudo para eles.
O que significa o retorno de Jesus para você? Isto causa impacto nas sua atividades hoje? Considere a questão cuidadosamente. E considere  quão maravilhosa será esta união que você terá , se estiver pronto e esperando quando o noivo chegar

“O céu é um lugar preparado para pessoas preparadas.”
Lewis Sperry Chafer